Available courses

Fundamentos críticos da Didática e da Formação dos Professores. Planejamento, Avaliação. Docência online: Pressupostos, Interfaces e Mediações. Metodologias e Técnicas de EAD para os cursos de graduação à distância.

Nesta disciplina, serão trabalhados conceitos referentes às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), às comunidades de aprendizagem, à Educação a Distância (EaD) e aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Assim, será possível compartilhar conhecimentos sobre a Educação a Distância e as possibilidades da sociedade em rede, situando-os no tempo / espaço dos sujeitos em diferentes momentos e características sociais.

Abordagens clássicas da psicologia da educação (Behaviorista e Teorias Psicogenéticas) que norteiam as práticas pedagógicas presenciais e a distância, aprofundando a discussão em torno da aprendizagem colaborativa que emerge nos ambientes virtuais.

A disciplina discute acerca das abordagens teórico-epistemológicas do currículo, em sua relação com os processos coletivos, interativos e colaborativos de produção e socialização de conhecimento das experiências formativas na educação a distância (EaD).

Esta disciplina tem como objetivo a reflexão sobre as categorias e ações que permeiam o trabalho colaborativo na web, oferecendo subsídios teóricos e técnicos para que possam fazer um exercício dinâmico a fim de efetivar os processos de aprendizagem colaborativa na Educação a Distância.

Analisa o processo de elaboração e avaliação dos materiais didáticos impressps, digitais e da web utilizados nos cursos à distância. Discute o perfil dos profissionais que atuam na elaboração  de materiais didáticos com o uso das diversas mídias impressas para EaD nas Universidades. Analisa os processos de elaboração de materiais didáticos para a educação à distância impressos desde a sua concepção, editoração, formatação e disponibilização e distribuição para utilização pelos estudantes. Discute os processos de avaliação dos materiais didáticos impressos, digitais e online nas Universidades, considerando os referenciais de qualidade adotados e a periodicidade das avaliações.

EAD como objeto de pesquisa. Metodologia da pesquisa: aspectos epistemológicos, teóricos e instrumentais. Produção do projeto de pesquisa (justificativa, objetivos, questões de pesquisa, referencial teórico, metodologia).